quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Substância da amora preta pode curar leucemia

om a descoberta desta substância da amora que pode curar a leucemia, espera-se encontrar um tratamento não tóxico para este tipo de câncer. O estudo foi realizado pela University of Pittsburgh, School of Medicine, e publicado no respeitado periódico americano, Journal of Biological Chemistry.

Para a leucemia, há duas alternativas. Ou se faz o transplante da medula óssea, ou se recorre ao tratamento feito através de radiação e quimioterapia, onde há o efeito colateral de que os tecidos saudáveis do organismo acabam danificados.

O autor da pesquisa, Xiao-Ming Yin, médico Ph.D., especialista em diagnósticos (como o Dr House, da série), conta que para fazer o experimento foram isoladas substâncias da amora preta, e, basicamente, observado seu efeito sobre as células cancerígenas, tanto da leucemia, quanto do linfoma.

A reação identificada foi a morte de metade das células no tumor em cerca de 18 horas. Duplicando a dose, a ação foi fatal.


http://www.jbc.org/content/282/18/13468.full?sid=4a3014f1-c02a-4bbc-8b0f-d07e3054f2c8

D-7

Hoje acordei por volta das 08:30. Fiquei de jejum desde as 02:00 para colocação do cateter de hickman.

Por volta das 09:30 fui ao centro cirúrgico para colocação do cateter. A colocação do mesmo foi muito tranquila.

Voltei ao quarto e fiz o meu almoço. Amanha devo comecar o meu condicionamento antes de receber a infusão da médula do meu irmão.

Serão 4 dias seguidos de Bussulfano com 52 comprimidos a cada 6 horas. Após o término do bussulfano receberei ciclofosfamida por 2 dias. Descanso 1 dia e no dia 09/02/2011 estarei recebendo a infusão da médula óssea do meu irmão.

O meu irmão a partir do dia 05/02/2012 irá receber injeção de Granulokine para estimar as células troncos irem para o sangue periférico. No dia 09/02/2012 o meu irmão fará a doação da médula óssea por aférese (sangue periférico). No período da tarde do mesmo dia estarei recebendo a médula óssea pelo cateter de hickman.

Muito obrigado meu Deus por tudo.

Dia da internaçao para o TMO / D-8

Hoje (31/01/2012) chequei no Hospital Sírio Libanês por volta das 08:30. A minha internação estava prevista para ser as 09:00. Tomei um café com a minha namorada.

Depois fomos fazer a internação. Recebemos todas as instruções da atendente . Logo em seguida veio um mensageiro para levar para o quarto no 8 andar, ala onde é realizado o transplante de médula óssea.

O médico chegou no quarto, conversamos sobre o procedimento. Ele irá dar maiores informações durante o decorrer do processo de transplante de médula óssea.

Quando cheguei estava com a pressão arterial um pouco elevada. Deve ter sido a ansiedade.
Este primeiro dia foi mais para se ambientar ao quarto e as enfermeiras.

Estou tranquilo. Tenho pedido muito a Deus que tudo ocorra sem nenhuma intercorrências.

O começo de tudo

Meu nome é Norberto Enomoto e estou em tratamento para Leucemia Mielóide Aguda - M2. Descobri a doença no dia 22/07/2011 por acaso. Eu tinha emagrecido 40 kilos e iria fazer uma cirúrgia plástica - abdominoplastia.

A cirurgia estava marcada para o dia 22/07/2012 pois iria sair de férias. No dia 18/07/2011 fiz um hemograma pré cirúrgico. No dia 19/07/2011 recebi um telefonema do laboratório que eu deveria repetir o hemograma. Repeti o hemograma no dia 19/07/2011. No dia 20/07/2011 recebi o resultado.

Ao receber o resultado acreditei que tudo estava na normalidade. No mesmo dia encaminhei o resultado para o meu cirurgião plástico. Ele me retornou e avisou que não poderia realizar a minha cirurgião pois estava com 15.000 plaquetas. O mínimo deveria ser acima de 150.000. Ele falou que eu deveria procurar com urgência um hematologista. Fiquei preocupado. Liguei para alguns hematologistas mas só teriam disponibilidade para consulta na próxima semana.

A minha mãe tinha vindo de Gurupi-Tocantins para me ajudar no pós operatório da minha cirurgia plástica que estava agendada para o dia 22/07/2011. O meu cirurgião plástico ligou para uma hematologista do Hospital Brasil de Santo André e conseguiu agenda um consulta no dia 22/07/2011.

Pesquisei na internet o que poderia vir acarretar baixas plaquetas e presença de blastos no sangue. Verifiquei alguns artigos sobre Leucemia mas como não sou médico não cheguei a nenhuma conclusão.

No 22/07/2011, dia da consulta estava eu e a minha mãe no consultório da médica. Ela olhou o hemograma e pediu que eu realizasse em São Paulo os seguintes exames no laboratório Fleury em São Paulo: mielograma da médula óssea, imunofenotipagem da médula óssea e cariótipo. Já tinha me dado uma guia para fazer a internação no Hospital Brasil de Santo Andre no mesmo dia. Sai muito triste do consultório prevendo que seria algo muito grave.

Fiz os exames no dia 22/07/2011 e já me internei no mesmo dia no período da tarde. O dia 23/07/2011 já tinha obtido o diagnóstico do meu exame pela internet: Leucemia Mielóide Aguda - M2. O meu chão caiu. Não sabia nada sobre Leucemia.

No dia 26/07/2011 inicie o protocolo padrão de quimioterapia "7+3". Não respondi bem a este protocolo. Foi realizado um mielograma da médula óssea e constava que eu tinha blastos e não tinha alcançado a remissão.

Logo após a este protocolo iniciei um protocolo com Fludarabina + ARAC. No 15 dia após o inicio desse protocolo fiz um outro mielograma onde constava que ainda tinha 30% blastos na médula.

Fiquei 39 dias internandos e tive alta. Após15 dias repeti novamente o mielograma e constava que eu tinha entrado em remissão, ou seja, a médula estava "limpa". Fiquei muito feliz. Durante ao internamento no hospital orei e pedi muito a Deus para a minha cura. Não tive quase ou nenhuma intercorrências. Durante a minha internação tive que receber hemácias e plaquetas.
Tive algumas reações a plaquetas, como urticária, depois disso só pude receber plaquetas por áferese.

Durante o tempo que estive de alta a minha médica mandou eu procurar um médico especialista em transplante de médula óssea para ver se o meu caso tinha indicação para esse tipo de tratamento.

Tenho 2 irmãos, Juliano Enomoto e Fabiana Enomoto. O meu irmão mora com os meus pais em Gurupi-Tocantins e a minha irmão mora perto Washington D.C. (USA). Os dois realizaram os exames é o meu irmão foi 100% compatível. Fiquei muito feliz e agradeci a Deus caso eu necessitasse do transplante. Já tinha o meu doador.

Consultei com 2 médicos especialista em transplante de médula óssea e os 2 falaram que eu deveria realizar o transplante. Levei os os resultados do teste de compatibilidade HLA meu e do meu irmão para eles avaliarem. Com a graças de Deus eu tinha um doador na família. Todos sabem como é difícil encontrar um doador compatível.

Escolhi o meu médico para o transplante de médula óssea e ele solicitou para minha médica hematologista do Hospital Brasil mais 2 ciclos de altas doses de ARAC, fase consolidação, antes da realização do transplante. Reliazei esses 2 ciclos e agora no dia 31/01/2012 fiz a minha internação no Hospital Sírio Libanes para realizar o meu transplante de médula óssea alogênico. Estou muito feliz pois tudo esta caminhando para a minha total cura. Tenho agradecido muito a Deus por essa oportunidade.