domingo, 19 de fevereiro de 2012

Robô feito de DNA pode tratar o câncer

Robô feito de DNA pode tratar o câncer

Por Vanessa Daraya, de INFO Online
• Sábado, 18 de fevereiro de 2012 - 11h49
Divulgação
Trecho de DNA usado em robô

São Paulo - Cientistas do Wyss Institute, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, criaram um nano-robô feito com partes de DNA capazes de transportar moléculas para dentro de células do corpo humano.

Essa tecnologia pode permitir que instruções sejam repassadas para células. Portanto, pode representar um grande passo para a Medicina, já que no caso de células cancerígenas, por exemplo, podem se autodestruir pela apoptose, ou seja, morte celular programada.

O robô foi criado sob a forma de um barril aberto, cujas duas metades são ligadas por uma dobradiça. O método apelidado de DNA origami foi desenvolvido com base na ação de algumas das células de defesa do corpo humano, conhecidas como glóbulos brancos. Ele utiliza formatos tridimensionais de DNA e é o primeiro a usar fragmentos com o objetivo de transmitir mensagens moleculares.

O recipiente pode conter vários tipos de cargas. Portanto, ele pode incluir moléculas específicas com instruções codificadas, que podem interagir com a superfície de células de sinalização de receptores. Durante os estudos, as células de linfoma e de leucemia câncer foram atacadas.

Segundo os cientistas, a vantagem do uso do DNA como meio transportador está no fato do material ser biodegradável e compatível com o nosso corpo.

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/robo-feito-de-dna-pode-tratar-o-cancer-18022012-3.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário