domingo, 19 de fevereiro de 2012

Robô feito de DNA pode tratar o câncer

Robô feito de DNA pode tratar o câncer

Por Vanessa Daraya, de INFO Online
• Sábado, 18 de fevereiro de 2012 - 11h49
Divulgação
Trecho de DNA usado em robô

São Paulo - Cientistas do Wyss Institute, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, criaram um nano-robô feito com partes de DNA capazes de transportar moléculas para dentro de células do corpo humano.

Essa tecnologia pode permitir que instruções sejam repassadas para células. Portanto, pode representar um grande passo para a Medicina, já que no caso de células cancerígenas, por exemplo, podem se autodestruir pela apoptose, ou seja, morte celular programada.

O robô foi criado sob a forma de um barril aberto, cujas duas metades são ligadas por uma dobradiça. O método apelidado de DNA origami foi desenvolvido com base na ação de algumas das células de defesa do corpo humano, conhecidas como glóbulos brancos. Ele utiliza formatos tridimensionais de DNA e é o primeiro a usar fragmentos com o objetivo de transmitir mensagens moleculares.

O recipiente pode conter vários tipos de cargas. Portanto, ele pode incluir moléculas específicas com instruções codificadas, que podem interagir com a superfície de células de sinalização de receptores. Durante os estudos, as células de linfoma e de leucemia câncer foram atacadas.

Segundo os cientistas, a vantagem do uso do DNA como meio transportador está no fato do material ser biodegradável e compatível com o nosso corpo.

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/robo-feito-de-dna-pode-tratar-o-cancer-18022012-3.shl

D+10

Hoje estamos no D+10. Verifiquei o meu hemograma e os leucócitos estão em 690 e os neutrófilos em 180. Estamos caminhando para a "pega" da médula. Com a "pega" da médula tudo irá melhorar. Durante os últimos dias estou com grande problema de mucosite. Estou com a garganta dolorida e não consigo comer direito. Passei muito mal durante o condicionamento.

Nos últimos dias tive alguns picos de febre. Fiz hemocultura mas deu tudo negativo. Tenho certeza que isso tudo irá melhorar e tudo isso ficará no passado.

Agradeço a Deus por mais um dia e pela oportunidade concedida.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

D-4 / 04/02/2012

Hoje o dia foi muito difícil. Fiquei muito nauseado e não consegui comer nada. Tomei vários remédios contra náuseas e nenhum parecia funcionar.

Todos os dias tenho rezado e agradecido a Deus a mais um dia de oportunidade.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

D-5

Estou tomando vários medicamentos além do Bussulfano (quimioterápio). Como estou tomando soro fisiológico e glicosado tenho ido bastante ao banheiro e ainda tenho que fazer um controle rigoroso do que eu bebo de água e quando vou ao banheiro. Tudo isso é anotado em uma planilha fornecida pelo hospital. Esse controle é necessário para eu não reter líquidos.

Como o Bussulfano pode acarretar convulsões, estou tomando um medicamento chamado Hidantal. Esse medicamento me deixa um pouco aéreo. Ontem as 12:00 tomei o Hdantal e logo em seguida tomei o Bussufalno. Após o Bussulfano começei o meu almoço. Deu um enjoo e tonturas. Nunca tinha sentido tão ruim.

Eu falei isso para o médico. Ele falou para eu comer após 30 minutos a 1 hora após o Bussulfano. Fiz isso a noite e foi bem mais tranquilo.

Hoje eu devo começar as sessões de laser em baixa intensidade com o destista. Isto é uma medida profilática para minimizar a mucosite que deve aparecer no D+4.

Sigo firme e forte no meu condicionamento para o TMO. Sei que Deus sempre tem me acompanhado e abençoado. Todos os dias agradeço a ele por esta oportunidade

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

D-6

Hoje acordei as 07:00. Esta madrugada comecei a tomar soro fisiológico com cloreto potássio (KCl) e sulfato de magnésio (MgSO4) de 8 em 8 horas e soro glicosado de 24 em 24 horas. De 1 em 1 hora vou ao banheiro, não tem jeito. Mas esta é uma medida profilática pois o quimioterápico bussulfano é extramente forte e pode acarretar danos aos rins.

Hoje comecei a tomar o bussulfano. Terei de tomar de 6 em 6 horas por 4 dias. Por enquanto não tive nenhum efeito colateral. São 52 comprimidos a cada 6 horas. O meu médico mandou manipular e estou tomando os comprimidos dissolvido em um solução igual a um xarope. Muito melhor, nem precisa dizer. Claro que tudo tem um custo né. Não existe almoço de graça.

Tomei o meu café tranquilamente e depois fui tomar o meu banho. A única coisa chata antes de tomar o banho e que agora eu tenho que proteger o cateter de hickman para não molhar. Mas é bem tranquilo. Estou aguardando a chegada do meu médico

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Substância da amora preta pode curar leucemia

om a descoberta desta substância da amora que pode curar a leucemia, espera-se encontrar um tratamento não tóxico para este tipo de câncer. O estudo foi realizado pela University of Pittsburgh, School of Medicine, e publicado no respeitado periódico americano, Journal of Biological Chemistry.

Para a leucemia, há duas alternativas. Ou se faz o transplante da medula óssea, ou se recorre ao tratamento feito através de radiação e quimioterapia, onde há o efeito colateral de que os tecidos saudáveis do organismo acabam danificados.

O autor da pesquisa, Xiao-Ming Yin, médico Ph.D., especialista em diagnósticos (como o Dr House, da série), conta que para fazer o experimento foram isoladas substâncias da amora preta, e, basicamente, observado seu efeito sobre as células cancerígenas, tanto da leucemia, quanto do linfoma.

A reação identificada foi a morte de metade das células no tumor em cerca de 18 horas. Duplicando a dose, a ação foi fatal.


http://www.jbc.org/content/282/18/13468.full?sid=4a3014f1-c02a-4bbc-8b0f-d07e3054f2c8

D-7

Hoje acordei por volta das 08:30. Fiquei de jejum desde as 02:00 para colocação do cateter de hickman.

Por volta das 09:30 fui ao centro cirúrgico para colocação do cateter. A colocação do mesmo foi muito tranquila.

Voltei ao quarto e fiz o meu almoço. Amanha devo comecar o meu condicionamento antes de receber a infusão da médula do meu irmão.

Serão 4 dias seguidos de Bussulfano com 52 comprimidos a cada 6 horas. Após o término do bussulfano receberei ciclofosfamida por 2 dias. Descanso 1 dia e no dia 09/02/2011 estarei recebendo a infusão da médula óssea do meu irmão.

O meu irmão a partir do dia 05/02/2012 irá receber injeção de Granulokine para estimar as células troncos irem para o sangue periférico. No dia 09/02/2012 o meu irmão fará a doação da médula óssea por aférese (sangue periférico). No período da tarde do mesmo dia estarei recebendo a médula óssea pelo cateter de hickman.

Muito obrigado meu Deus por tudo.